Cabelo e a Autoestima

Nenhuma parte do corpo humano passa por tantas mudanças culturais como o cabelo, que é capaz de alterar a aparência de uma hora para outra tornando uma ferramenta de empoderamento pessoal.

A autoestima é uma avaliação subjetiva que cada um faz de si, das suas características físicas, emocionais e comportamentais. É a capacidade que temos de valorizar ou não a nossa identidade a ponto de reconhecer o nosso valor.

Ok, mas qual a relação com o cabelo? Em um estudo recente encomendado por Head&Shoulders, mais de 60% das brasileiras entrevistadas, acreditam que o cabelo influencia diretamente na autoestima e 85% delas afirmam que ter cabelo bonito é condição determinante para sentir-se bem com a aparência. De acordo com a pesquisa da International Society of Hair Restoration Suergery (ISHRS), o cabelo (ou a falta dele) é o atributo físico que mais afeta a autoestima dos homens, 75% dos homens que tem perda capilar sentem-se menos confiantes, principalmente nas questões amorosas e 62% deles concordam que o cabelo afeta diretamente na carreira profissional.

A autoestima é considerada um importante indicador de saúde mental por interferir nas condições afetivas, sociais e psicológicas do indivíduo, ou seja, influência nas decisões da pessoa.

Não existem produtos milagrosos. Os tratamentos clínicos capilares são sérios, eficazes e tem como objetivo melhorar a relação entre cabelo e autoestima. O quanto antes buscar ajuda maiores são as chances de sucesso. Entretanto, é fundamental e indispensável que o tratamento adequado seja acompanhado pelo tricologista.

Dra Daniela Wachtler.

Biomédica e Fisioterapeuta.

Tricologista, Especialista em Biomedicina Estética e Dermatofuncional.

Conversar
Posso ajudar?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Você será encaminhado(a) para o WhatsApp da Dra. Daniela Wachtler